Páginas

02 junho 2013

Drogas y sus poderes,ópio

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEVyBXndqfQK2IKZxUNcYOas1J0NEwlJRbl5Xr40RlU7j4Ck7PXQrgtShSL91M9JacPpZKUCqU0IlVQ0Ac97wjkZLp9TJYV2ErRo4FQGS7YoIeueYvYbscpM72Yx6bFN2Ig_P6U8le93Kk/s400/opio.jpg

O ópio é produzido à partir deste suco resinoso, que é um 
látex leitoso e coagulado, que depois de seco, torna-se uma pasta de cor acastanhada, e então é fervida para transformar-se em ópio, que por sua vez tem um cheiro típico e desagradável, manifestando-se potencialmente com o calor, de sabor acre e amargo.
Atualmente, o ópio é ilegal e considerado uma das substâncias mais viciantes que existem, no entanto possui propriedades anestésicas, e por milhares de anos foi utilizado como sedativo e tranquilizante

Efeitos
De um modo geral. todos os opiáceos e opióides são depressores do SNC (Sistema Nervoso Central), ou seja, diminuem o seu funcionamento, produzindo uma hipnose e uma analgesia, mas, estão diretamente relacionados às doses administradas, pois quando utilizadas em doses maiores que a terapêutica poderão deprimir algumas outras regiões cerebrais, como por exemplo, a freqüência cardíaca, a respiração, pressão sangüínea, etc.
Algumas dessas drogas tem efeito farmacológico, quando administradas corretamente, e sob prescrição médica, como é o caso da codeína, muito eficiente como anti-tussígeno (contra a tosse).

 Ao efeitos físicos são: Vômitos, náuseas, ansiedade, tonturas, falta de ar, contração acentuada da pupila dos olhos, paralisia do estômago, prisão de ventre., palidez, perda de peso, membros pesados, queda da pressão arterial, alteração da freqüência cardíaca e respiratória, podendo chegar à cianose(cor azulada da pele), com o uso crônico poderá ocorrer intensificação de alguns sintomas, tais como: má digestão e prisão de ventre crônicas e problemas de visão devido à miose.

Entrevista exclusiva com a blogueira Tainara Galhardo

                      ·  Porque não usar drogas?       
Tainara GalhardoPorque você tem que pensar em quem te ama, que existe muita coisa melhor do que drogas (tudo), drogas não levam à nada, ou melhor, só levam à tragédias. 

         ·  Quais as razões que levam uma pessoa a usar drogas?
Tainara Galhardo: Não se dar bem na vida, não ter dinheiro pra "isso ou aquilo", brigas com família e amigos, a vida díficil de moradores de rua que não tem oque comer, e acabam requerendo o caminho das drogas, mas, existe muita coisa melhor, tudo tem um jeito!

         ·  Você ja se envolveu com drogas ou conhece alguem que ja?como foi?
Tainara Galhardo: Graças a Deus não, e nem conheço alguém que já tenha usado, mas, se algum dia acontecer, vou estar lá pra ajudar e apoiar minha família ou amigos.


Tolerância e dependência
A maioria das drogas inicialmente, parecem inofensivas, trazendo falsas sensações de bem-estar, relaxamento e tranqüilidade momentâneas, diminuição da ansiedade cotidiana, mudança de estados psíquicos, agitação e vivência de experiências e visões totalmente ilusórias.
Após esse período, e com o uso freqüente, poderá desenvolver-se a tolerância (que é a busca de doses cada vez mais elevadas para um mesmo resultado). com possível dependência física e psíquica (trata-se de necessitar do entorpecente para sentir-se bem ou até mesmo para viver), que varia de acordo com a substância utilizada.
Igualmente à seus derivados, o ópio provoca no organismo, a tolerância e não pode-se prever o ponto em que o indivíduo torna-se grave dependente. Nesse caso, o usuário deixa de sentir o estupor causado pela droga, porém neste estágio já encontra-se totalmente aprisionado, de uma vez que, normalmente não deixa de consumi-la para escapar da inevitável e terrível síndrome de abstinência, que pode iniciar-se dentro de aproximadamente doze horas e estender-se de um à dez dias, incluindo: cólicas musculares e abdominais, lacrimejamento, dores cruéis, insônia, falta de apetite, inquietação, sudorese, arrepios, diarréias, tremores, instabilidade emocional com crises de choro, vômito,náuseas e vertigens. Além disso o o uso da droga não poderá ser descontinuado abruptamente, ficando o usuário neste caso, sujeito a sua morte.

Tratamento

Como vimos o ópio e seus derivados são substâncias com grandes possibilidades de causar dependência e mudanças bioquímicas permanentes a nível molecular, ocasionando uma pré-disposição ao uso, que mesmo depois de anos de privação da droga , o ex-dependente poderá retornar ao vício.

De qualquer forma, havendo o desejo de descontinuar o seu uso este deverá ter acompanhamento médico com diminuição progressiva da dose de opiáceo com possível inclusão de medicamentos que auxiliam no abandono da droga.

Informaçoes tiradas do site info escola

0 comentários:

Postar um comentário